Muros de residências pichadas com o código “14.18.12”, colocam em alerta as autoridades policiais da região. O numeral é visto em vários locais de Passo Fundo, especialmente nas Vilas Cruzeiro e Entre Rios.
Trata-se da marca da facção “Os Manos” e serve para demonstrar que os criminosos já estão na área, atuando com o tráfico de drogas. Inclusive, a facção tem como característica execuções com expressivo número de munições de uso restrito, para a disputa o território.
A principal fonte de disseminação das facções nas cidades do interior está nos presídios. A organização dos grupos é facilitada pela superlotação e ausência de estruturas alternativas. Dessa forma, a ordem da organização do criminosa é clara: se unir, cometer mais crimes para ganhar mais dinheiro e se fortalecer, dentro e fora das cadeias.
De acordo com o Delegado Regional, Adroaldo Schenkel, existem indícios de que as facções chegaram à região. Segundo ele, os Serviços de Inteligência da Polícia Civil, Susepe e Brigada Militar trabalham com o objetivo de identificar, controlar e eliminar a presença desse tipo de atuação criminosa.
Ainda, a Polícia Civil realiza diligências para identificar a autoria de diversos crimes em Passo Fundo, não sendo descartada a possibilidade de ter ligação com a briga entre as facções ou haver envolvidos ligados a esses grupos criminosos.
Entre os crimes, está um atentado no bairro Petrópolis, onde foram efetuados mais de 30 tiros em uma residência que pertence a um detento do semiaberto envolvido com o tráfico de drogas.
No último domingo (14) um homem foi executado no bairro São Cristóvão II. A vítima não possuía antecedentes, porém e investigado um possível mandante que seria integrante da facção “Os Manos” e está preso fora de Passo Fundo.
E nesta terça-feira (16), dois homens invadiram uma casa no bairro José Alexandre Záchia e deram aproximadamente 30 tiros, matando uma das vítimas, que também tinha antecedentes por tráfico. Os bandidos estavam utilizando um carro com placas da região metropolitana.
Fonte: Rádio Uirapuru