O avanço do streaming tem mudado o consumo do brasileiro. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada recentemente pelo IBGE, os dados mais recentes de 2023 mostram que apenas um quarto da população tem acesso à TV paga(25,2%). Já as locadoras digitais são uma realidade para quase metade dos brasileiros (42,1%).
De acordo com Agência Brasil, na edição anterior da pesquisa, em 2016, a TV por assinatura estava presente em um terço dos lares brasileiros (33,9%). O principal motivo apontado para essa migração foi o preço da televisão fechada.
Quando o assunto é consumo de conteúdo na tela, o brasileiro passa, em média, mais de quatro horas por dia vendo TV, e o YouTube já é o segundo site mais acessado no país.
Para além da pesquisa, vale destacar que, nos últimos dois anos, houve aumentos significativos nas mensalidades dos serviços de streaming, o que acabou gerando movimentos como o compartilhamento de senhas, a migração entre plataformas e o cancelamento de assinaturas extras.