Dia Mundial do Diabetes é celebrado nesta quinta-feira
SAÚDE
66

Dia Mundial do Diabetes é celebrado nesta quinta-feira

Diabetes hoje é a maior causa de cegueira no mundo

Por Juliano Girardi
14/11/2024 08:45
Compartilhar
        


Nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, a data foi criada para conscientizar o mundo sobre a doença e a importância de seu controle.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia).

Atualmente há no Brasil pelo menos 20 milhões de pessoas com diabetes. Por ser uma doença silenciosa, muitos não sabem dessa condição, o que pode acarretar complicações sérias como problemas renais e cardiovasculares, neuropatias e até cegueira. Outros ainda não têm diabetes, mas estão no limite, conhecido como pré-diabetes, quando é verificado o aumento da glicemia, mas não em níveis altos que diagnostiquem diabetes.

De acordo com Rodrigo Moreira, ex-presidente da SBEM e atual diretor do departamento de Diabetes da entidade, hoje no Brasil existem de 15 a 16 milhões de pacientes com diabetes e, no mundo, esse número chega a meio bilhão.

“O diabetes é a maior causa de cegueira no mundo hoje. A maior causa de amputação não traumática de membros inferiores e, empatado com a hipertensão, é a maior causa de diálise e transplante”, informa o médico.

A maior luta das sociedades médicas, diz Rodrigo, é tentar controlar bem os pacientes para prevenir complicações da doença. O médico alerta:

“Esse controle compreende controlar os níveis de glicose no sangue, controlar os níveis de colesterol e controlar a pressão arterial. O tratamento do paciente com diabetes vai muito mais do que só controlar a glicose. Temos dados que sugerem que no Brasil e no mundo de uma maneira geral, metade dos pacientes está com a glicose mal controlada. A gente ainda luta demais para melhorar o controle do diabetes no Brasil e no mundo.”

O diabetes hoje está diretamente relacionado ao excesso de peso e a obesidade. Segundo Rodrigo Moreira, comer muito açúcar não está ligado à causa da doença. Os principais sintomas da diabetes são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, principalmente durante a madrugada, perda de peso inexplicável e não desejada, fraqueza e fadiga.

“É ter um estilo de vida ruim, um estilo de vida que predispões ao ganho de peso e quanto mais peso uma pessoa ganha, principalmente aquela gordura visceral, aquela gordura abdominal, maior o risco da pessoa desenvolver diabetes.”

GShow




Notícias Relacionadas