A projeção de pontos, os duelos e os adversários do Grêmio na busca por uma vaga na Sul-Americana
ESPORTES
221

A projeção de pontos, os duelos e os adversários do Grêmio na busca por uma vaga na Sul-Americana

Tricolor é o décimo segundo colocado na tabela

Por José Augusto Pirolli da Silva
22/10/2024 11:10
Compartilhar
        


Há vida após o Gre-Nal para o Grêmio. Se os alertas que dispararam após a derrota no clássico não servirem para corrigir rumos, a briga não será pela vaga à Copa Sul-Americana em 2025. Mesmo que as vozes do clube ainda minimizem a proximidade com a zona do rebaixamento, o risco existe.

O que dá esperanças de que o fim de ano não será tão tenso é o retrospecto no segundo turno. Com 60% de aproveitamento no returno, o Tricolor é o quinto time de melhor rendimento na metade final do Brasileirão.

Na projeção de momento, basta 41 pontos para se manter na elite. Com mais quatro jogos na Arena e com cinco das oito partidas restantes em confrontos diretos, a Sul-Americana se apresenta como objetivo possível. Nesse momento na zona de classificação para o torneio continental (em 12º lugar), o Tricolor precisaria chegar aos 44 pontos para disputar a competição no ano que vem.

Jogos que faltam

31ª rodada

Grêmio x Atlético-GO

Se o objetivo é terminar 2024 entre os classificados para a Sul-Americana, e não para estar entre os clubes lutando contra o Z-4, é fundamental vencer a partida de sábado (26) contra um adversário que está na lanterna e já planeja o ano de 2025 como um dos participantes da Segunda Divisão.

32ª rodada

Fluminense x Grêmio

Outro confronto importante para ditar quais serão os rumos do final do ano azul. A melhora do Fluminense indica que o duelo no Rio apresentará dificuldades para o time de Renato. No momento, os dois tricolores se colocam como concorrentes pela Sul-Americana. Com um jogo a mais, o Grêmio tem dois pontos de vantagem sobre os cariocas na tabela.

33ª rodada

Palmeiras x Grêmio

O melhor cenário possível é voltar de São Paulo com pontos na bagagem, mas a missão certamente será a mais complicada desta reta final de ano para o Tricolor. Sem as distrações de disputar outras competições, o Palmeiras concentra todas suas forças na campanha do Brasileirão.

34ª rodada

Grêmio x Juventude

Neste momento, o Grêmio leva vantagem de um ponto para a equipe da Serra. O clássico regional será mais uma oportunidade de afirmar que o campeonato gremista é de confirmar uma das vagas para a Sul-Americana. Quem perder terá de olhar com atenção o Z-4.

35ª rodada

Cruzeiro x Grêmio

Algo que pode favorecer o Grêmio é a data do confronto. A CBF ainda não desmembrou a tabela das últimas rodadas do Brasileirão, mas a partida tem como data base 23 de novembro. Nesse mesmo dia, no Paraguai, está marcada a final da Copa Sul-Americana. E o time mineiro é um dos favoritos ao título.

36ª rodada

Grêmio x São Paulo

É um dos jogos complicados que restam no calendário. O São Paulo está na briga por uma vaga para a fase de grupos da Libertadores — atualmente os paulistas ocupam o quinto lugar, com 50 pontos. O jogo na Arena deverá ser o mais difícil na sequência gremista de partidas em Porto Alegre.

37ª rodada

Vitória x Grêmio

Com 30 pontos em 30 jogos, os baianos estão fora da Z-4 neste momento pelo número de vitórias. São nove, contra sete do Corinthians. O Barradão provavelmente terá suas arquibancadas lotadas para uma partida que poderá definir os rumos das equipes na Série A.

38ª rodada

Grêmio x Corinthians

A última rodada pode repetir o roteiro de 2007. Na partida de 17 anos atrás no Olímpico, o empate rebaixou o time paulista. E as polêmicas trazidas dos últimos confrontos entre as duas equipes garantem que o confronto será disputado com força máxima pelas duas partes.

A tabela dos concorrentes

Vasco (37 pontos)

Cuiabá (C)

Bahia (C)

Botafogo (F)

Fortaleza (F)

Inter (C)

Corinthians (F)

Atlético-GO (C)

Atlético-MG (C)

Cuiabá (F)

Criciúma (36 pontos)

São Paulo (C)

Inter (F)

Cruzeiro (F)

Vitória (C)

Fluminense (F)

Corinthians (C)

Flamengo (C)

Bragantino (F)

Bragantino (34 pontos)

Botafogo (C)

Cuiabá (C)

Atlético-GO (F)

São Paulo (C)

Inter (F)

Cruzeiro (C)

Athletico-PR (F)

Criciúma (C)

Juventude (34 pontos)

Flamengo (F)

Fortaleza (C)

Bahia (C)

Grêmio (F)

Cuiabá (C)

Atlético-MG (F)

São Paulo (F)

Cruzeiro (C)

Fluminense (33 pontos)

Athletico-PR (C)

Vitória (F)

Grêmio (C)

Inter (F)

Fortaleza (C)

Criciúma (C)

Athletico-PR (F)

Cuiabá (C)

Palmeiras (F)

Vitória (32 pontos)

Fluminense (C)

Athletico-PR (F)

Corinthians (C)

Criciúma (F)

Botafogo (F)

Fortaleza (C)

Grêmio (C)

Flamengo (F)

Corinthians (32 pontos)

Cuiabá (F)

Palmeiras (C)

Vitória (F)

Cruzeiro (C)

Vasco (C)

Criciúma (F)

Bahia (C)

Grêmio (F)

Athletico-PR (31 pontos)

Fluminense (F)

Cruzeiro (C)

Vitória (C)

São Paulo (F)

Atlético-GO (C)

Bahia (F)

Fluminense (C)

Bragantino (C)

Atlético-MG (F)

Atlético-MG (C)*

Fonte: Zero Hora




Notícias Relacionadas