Conflito indígena em Sertão: agricultores pedem socorro
AGRICULTURA
1.8K

Conflito indígena em Sertão: agricultores pedem socorro

Agricultores dizem sofrer ameaças.

09/11/2017 08:23
Compartilhar
        


Os agricultores que moram no vizinho município de Sertão, na chamada Vila Incra, estão vivendo dias de pânico. Um grupo de indígenas se instalou naquela localidade e, diariamente tem intimidado os agricultores, vandalizado veículos, casas e outros bens. O conflito não é novidade na região, mas desta vez, cansados de ameaças e sem alguma ação das autoridades, agricultores pedem socorro.

De forma anônima um produtor relatou que os índios escolheram a localidade unicamente por esta se chamar Vila Incra e possuir um mato pertencente ao governo. Desde que chegaram os índios invadem casas, atiram com armas de fogo, quebram veículos, máquinas e dão prazo para as famílias saírem dos locais. Explicou que este grupo é rejeitado de outras reservas por fazerem confusão e estão procurando áreas para eles à força.

O agricultor relatou humilhações, onde tratores foram pegos à força por índios usarem e o dono sendo informado que a máquina seria devolvida quando eles bem quiserem. Máquinas que foram adquiridas com financiamento e juros, assim como as terras que são todas escrituradas, lembrou o agricultor que teme um conflito com morte em breve.

O procurador do Estado, Rodinei Candeia, afirmou que a tática destes índios é a mesma de Charrua. Eles querem expulsar os agricultores, pegar suas terras e aguardar algum laudo fraudulento atestando que as terras tinham índios há muitos anos, como muito já foi feito na região.

Classificou o ato como covarde por ser feito em uma época importante do ano para o agricultor, quando há grande trabalho na lavoura. Candeia destacou que o Estado deve oferecer proteção aos agricultores e impedir barbáries e crimes, o que foi solicitado para o secretário Estadual de segurança Pública.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas