A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO SAC
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 42.560.386
21/09/2017 10h28
Simpósio abordará a importância do tratamento multidisciplinar em oncologia
(Foto: Divulgação)

As inscrições para o 1º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia estão abertas e as vagas são limitadas. O evento, realizado pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), acontece na região Norte do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, no dia 30 de setembro. O atendimento multidisciplinar, envolvendo diversas áreas da saúde, é uma tendência na oncologia visando não só a cura do paciente, mas uma melhor qualidade de vida. O Simpósio envolverá especialmente as áreas de medicina, oncogenética, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e odontologia.

O Simpósio Multidisciplinar em Oncologia será o primeiro realizado no interior do Estado e abordará diferentes áreas e especialidades voltadas para o tratamento do paciente oncológico. O evento pretende reunir, especialmente, médicos, profissionais da área da saúde e estudantes. Palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão em Passo Fundo para discutir acerca dos avanços e práticas relativas utilizadas no cuidado ao paciente.

O evento também tem como objetivos fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais e instituições interessadas na temática central do evento e estimular a busca do conhecimento para melhor atendimento à comunidade. De acordo com um dos organizadores do evento, o administrador do CTCAN, Cássio Roberto, abordar o atendimento multidisciplinar é importante para facilitar o acesso à atualização dos profissionais que atuam na área da oncologia. “Eventos deste porte só acontecem em grandes centros de saúde e Passo Fundo, por ser referência na prestação de serviços na área de saúde, necessita entrar no calendário de eventos voltados para o desenvolvimento e capacitação multidisciplinar”, revela o administrador do CTCAN, ressaltando que o Centro de Tratamento do Câncer oferece esse tipo de atendimento aos seus pacientes.

Os cuidados oferecidos por uma equipe multidisciplinar especializada pode contribuir para melhores resultados no tratamento. Conforme o oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, o câncer é uma doença muito complexa e que necessita da intervenção de vários profissionais durante as diferentes fases do tratamento. “Cada paciente possui demandas específicas e que são supridas pelas diferentes áreas como medicina, enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, psicologia e odontologia, por exemplo. Vários estudos mostram que este cuidado multidisciplinar pode contribuir para diminuição da mortalidade, aumentar as chances de cura e, especialmente, proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico”, ressalta Machado.

Entre os temas abordados na programação estão: “Oncogenética: como Identificar o paciente de alto risco e a oportunidade de prevenção do câncer”; “Imunoterapia e manejo dos efeitos adversos”; “Náuseas e vômitos”; “Prevenção e manejo das reações adversas cutâneas”; “Dor oncológica”; “Atenção fonoaudióloga ao paciente oncológico”; “Impacto da internet na conduta nutricional”; “Impacto das emoções no tratamento oncológico”; e “Excelência em gestão da segurança e qualidade de atendimento ao paciente”.

Inscrições

As vagas para o Simpósio são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site ctcan.com.br. Informações pelo telefone (54) 3311-3361.

Programação do 1º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia

30/09/2017 – sábado

7h30 – Credenciamentos

7h50 – Abertura

8h – Identificando o paciente de alto risco e a oportunidade de prevenção do câncer – Dra. Daniele Konzen – RS.

8h20 – Efeitos adversos da Terapia Alvo – Dra. Renata D’ Alpino – SP.

8h40 – Fundamentos da Imunoterapia e Manejo dos Efeitos Adversos – Dra. Renata D’Alpino - SP

9h – Fisioterapia Oncofuncional – Dra. Anke Bergmann – RJ

9h20 – Náuseas e Vômitos – Otimização e qualidade de vida – Dra. Renata D’ Alpino – SP.

9h40 – Biossimilares – Segurança, Bioequivalência e Acesso – Dra. Alice Buss Cruz– Florianópolis - SC.

10h – Prevenção e Manejo das Reações Adversas Cutâneas

10h20 – Dor Oncológica – Dra. Lucia Monteiro – RS.

10h40 – Coffe break

11h – Atenção fonoaudiológica ao paciente com câncer - Prevenção e Reabilitação – Fga. Vera Martins – RS.

11h20 – Impacto das informações da internet na conduta nutricional de pacientes oncológicos – Dra. Etielle Sonaglio – RS.

11h40 – Avaliação do Risco para Toxicidade Oral e Manejo das Alterações induzidas pelo tratamento – Dra. Alexandra Magalhães Silveira – RS.

12h – Impacto das Emoções no Tratamento Oncológico – Dra. Simone Borba Montuani – SC.

12h20 – Gestão da segurança e qualidade de atendimento ao paciente e os desafios da qualidade na gestão hospitalar.

13h – Encerramento

Fonte:

CTCAN - Centro de Tratamento do Câncer

PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: