Churrasco - a comida típica gaúcha
GERAL
489

Churrasco - a comida típica gaúcha

Venda de carne aumentou muito nesta semana

20/09/2017 08:38
Compartilhar
        


Já no início do dia, as brasas ardem nos Acampamentos Farroupilhas

No espeto está a costela e outros cortes de carnes de gado, também a carne de ovelha, porco, linguicinhas e outros..... Uma das principais manifestações da cultura gaúcha não podia ficar de fora dos festejos.

O costume virou ritual. O sal é o tempero. O fogo é alimentado pela madeira. E também é preciso observar o tempo correto para virar a carne, que é determinado pelo assador. É da habilidade dele que depende o sabor do assado. Um trabalho que requer paciência.

Mas aumenta o consumo de carne durante os Festejos Farroupilhas?

Em Ibiaçá procuramos dois estabelecimentos: Frigorífico Renato Telles e Cia Ltda e o Açougue Nova Fiume.

Frigorífico Renato Telles e Cia Ltda, agora alugado pelo Dametto. “Frigorífico Dametto”. Segundo os proprietários chega a aumentar em 10% a comercialização de carnes nas proximidades do dia 20 de setembro. Aumento principalmente em carne de primeira, para churrasco. Mas afirmam que as principais datas de venda ainda são: Dia das Mães e Fim de Ano, além da Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, onde a carne consumida é praticamente toda dali. Em períodos normais, abate cerca de 200 bois por semana. É um Frigorífico regional, com inspeção estadual. Trabalha exclusivamente com carne de gado, vendendo apenas para mercados e açougues.

O Açougue Nova Fiúme afirma que o aumento é de aproximadamente 40% na venda de carne de gado. Costuma vender aproximadamente 80kg de carne de ovelha na Semana Farroupilha.

Açougue que trabalha com carne de gado, frango, ovelha e suína... e assa churrasco nos domingos. Até 70 espetos por domingo. As melhores datas para comercialização na empresa são Páscoa, fim de ano e Romaria.

Em Água Santa existem dois açougues: o do Supermercado COASA e o Supermercado CROL. Em contato, ambos os estabelecimentos informaram que neste período Semana Farroupilha o aumento no consumo de carne é bastante significativo.

Em Tapejara os supermercados e açougues registraram uma procura considerável por carne nesta semana. Os cortes para churrasco foram os mais pedidos, principalmente no final de semana passado e ontem (véspera de feriado).

Por:

Jornalismo / Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas