Vendas de máquinas agrícolas têm alta de mais de 20%
ECONOMIA
1.0K

Vendas de máquinas agrícolas têm alta de mais de 20%

Em Passo Fundo, empresas comemoram os resultados.

09/07/2017 11:42
Compartilhar
        


As vendas de máquinas e implementos agrícolas no país aumentaram, no primeiro semestre deste ano, mais de 20%, se comparadas ao mesmo período de 2016, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No Rio Grande do Sul, lojas de Passo Fundo, na região Norte do estado, têm percebido os reflexos positivos da última safra.

Segundo a Anfavea, entre janeiro e julho foram comercializadas 17,5 mil unidades de maquinários agrícolas e rodoviários, o que corresponde a alta de 21,8% no setor.

Para Gilson Calisto da Silva, gerente comercial de um estabelecimento de Passo Fundo, a expectativa era grande em relação aos resultados.

"Teve uma melhora e se concretizou algo que a gente já vinha esperando desde o ano passado: que as vendas iam aquecer e o agricultor, com o aumento da produtividade, ia necessitar de tecnologia. E é isso o que a gente tem a oferecer para ele", comemorou Silva.

De acordo com o levantamento da Anfavea, o setor acredita que os índices positivos devem permanecer até o próximo semestre, já que os juros para pequenos e médios produtores comprarem equipamentos estão mais baixos este ano.

"Fazia tempo que a gente tava planejando e chegou a hora. Então, a gente adquiriu o trator para produção, para ter mais rentabilidade, mais agilidade. Hoje o agricultor que não investir e não pensar em tecnologia fica para trás", disse o produtor rural Gilnei de Oliveira.

Conforme avaliou o gerente de uma loja de Passo Fundo, Sócrates Roberto Ávila, o aquecimento do setor representou para o estabelecimento em que trabalha um aumento de 15% nas vendas de maquinários.

"As nossas janelas de trabalho estão cada vez menores. Então você precisa plantar mais rápido para colher mais rápido. O pessoal então acaba passando de uma máquina para duas ou outra maior para ganhar tempo", afirmou Ávila.

O levantamento da Anfavea considera, dentro da categoria máquinas agrícolas e rodoviárias, o mercado de colheitadeiras, cultivadores, retroescavadeiras e tratores.

Fonte:

G1/RS




Notícias Relacionadas