Agricultores de Tapejara recebem Protetor Solar
AGRICULTURA
540

Agricultores de Tapejara recebem Protetor Solar

403 agricultores estão cadastrados em Tapejara

16/06/2017 09:42
Atualizado: 16/06/2017 09:42
Compartilhar
        


O Rio Grande do Sul ocupa a quinta posição, entre os homens, de incidência de câncer de pele no país. Ao todo são 78 casos a cada 100 mil habitantes. Entre as mulheres, está na 11ª posição.

Conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os trabalhadores rurais são os mais atingidos.

Para reverter esse quadro, foi criada a lei do Programa de Proteção à Saúde do Trabalhador Rural e prevê a distribuição gratuita de protetor solar aos agricultores familiares como forma de prevenção ao câncer de pele. Aprovada em 2010, a lei, de autoria do deputado Heitor Schuch, beneficia os agricultores, pescadores e piscicultores

Como funciona

Os beneficiários serão cadastrados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, munidos de documentos de identificação (CPF e Identidade), Cartão SUS, DAP e Comprovante de residência. Após, o cadastro é encaminhado à Secretaria de Saúde do município que repassa à Coordenadoria de Saúde.

Todos os beneficiados retiram o protetor solar diretamente na Secretaria de Saúde de Tapejara, que recebeu um novo lote, de 390 unidades, no início deste mês.

Segundo Adagir Coronetti, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, há dois anos os agricultores do município estão sendo beneficiados. Hoje são 403 agricultores que têm direito a receber o protetor Solar somente em Tapejara.




Notícias Relacionadas