A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO SAC
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 42.603.778
SAÚDE
SAÚDE
17/04/2017 13h45
Hospital de Sananduva realiza primeira cirurgia bariátrica
O procedimento foi realizado por videolaparoscopia
 
4.238 visualizações
Para o mês de maio o HBSJ já tem outras cirurgias Bariátricas agendadas (Foto: Divulgação)

O Hospital Beneficente São João (HBSJ) de Sananduva, realizou no último mês de março a sua primeira Cirurgia Bariátrica (Bypass Gástrico).

O procedimento foi realizado por videolaparoscopia, já que desde o início do ano, a instituição conta com um moderno equipamento com alta definição de imagens.

A equipe médica que atuou nessa cirurgia foi composta pelos médicos Dr. Márcio Luiz de Abreu - Cirurgião Responsável, e pelos também cirurgiões Dr. Pedro Caravatto e Luiz Fernando de Abreu, além da Médica Anestesista Dra Etaine dos Santos Roxo.

O procedimento também contou com o apoio da equipe de enfermagem do hospital, bem como da equipe multidisciplinar - Nutricionista, Psicólogo e Fisioterapeuta. O trabalho da equipe multidisciplinar é extrema importância na preparação do procedimento e no pós-operatório.

Procedimentos como esse só têm sido possíveis de serem realizados, devido à preocupação que o hospital tem em melhorar cada vez mais a sua estrutura física e de equipamentos, além de contar com profissionais capacitados e que buscam constante atualização e novos conhecimentos nas diversas especialidades médicas.

Prova disso é esta primeira cirurgia Bariátrica, que teve como médico responsável o Dr. Márcio Luiz de Abreu que é Pós-graduado em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Inclusive neste primeiro procedimento a equipe médica foi reforçada pelo Dr. Pedro Caravatto, que compõem hoje uma das principais equipes de Cirurgia Bariátrica do País e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo.

O procedimento realizado em Sananduva, Bypass Gástrico, é uma cirurgia que grampeia parte do estômago, o que evita grande ingestão de alimentos e também aumenta o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome do paciente.

Esta técnica é a mais realizada no Brasil e corresponde a 75% das cirurgias feitas no país. A cirurgia foi realizada com sucesso e o paciente teve alta em menos de 48 horas.

No caso desse procedimento a técnica utilizada foi menos invasiva por se tratar de laparoscopia, que possibilita um procedimento mais seguro e eficiente, oferecendo uma melhor recuperação ao paciente.

A cirurgia Bariátrica é indicada para pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 35 com comorbidades, que são as doenças relacionadas à obesidade, ou para pessoas com IMC acima de 40.

Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Caetano Marchesini, o número de cirurgias ainda é baixo em comparação com a quantidade de pessoas que têm indicação formal para realizar o procedimento. Nesta situação encontram-se mais de 7 milhões de brasileiros.

Para o mês de maio, o hospital já tem outras cirurgias Bariátricas agendadas. O procedimento está sendo realizado através de Planos de Saúde e atendimentos particulares.

PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: