Mais de 700 títulos podem ser cancelados em Passo Fundo
POLÍTICA
1.1K

Mais de 700 títulos podem ser cancelados em Passo Fundo

Eleitor que faltou às três últimas eleições deve justificar

12/04/2017 13:52
Atualizado: 12/04/2017 16:41
Compartilhar
        


Mais de 700 eleitores de Passo Fundo correm o risco de ter o título eleitoral cancelado, neste ano, se não procurarem o cartório nos próximos dias.

Isso porque, termina em 2 de maio, o prazo para o cidadão que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes para regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral.

A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título, conforme frisa a chefe do Cartório da Zona Eleitoral 128, Cristina Bohrer.

“Se pensarmos na eleição de 2014 teve primeiro e segundo turnos, já são duas eleições, mais a passada para prefeitos, fecham as três”, exemplifica ela, ao destacar que são levados em consideração pleitos consecutivos.

“Há a obrigação do eleitor, no dia da eleição, comparecer ao local de votação e realizar o voto ou em qualquer outro local de votação do país para justificar. Não conseguindo, há um prazo para fazer no cartório, não fazendo, gera multa. Se não pagou a multa, aí ficou em débito e poderá ser cancelado o título”, complementa.

O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

O parágrafo 6º do Provimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 1/2017 estabelece que ficam excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto.

Assim, os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não precisam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Fonte: Diário da Manhã




Notícias Relacionadas