A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 34.779.511
CLIMA
CLIMA
13/03/2017 07h46
Temporal destroi São Francisco de Paula
Uma morte e 70 feridos após vendaval.
 
387 visualizações
(Foto: Dvulgação)

O forte vendaval que atingiu São Francisco de Paula, na Serra, no início da manhã deste domingo, matou pelo menos um homem, deixou cerca de 70 feridos e 500 desabrigados. As principais vias de acesso ao município estão com tráfego prejudicado por conta de árvores caídas, entre elas a ERS-235, no km 75, que está em meia pista para o trabalho de retirada dos galhos que estão sobre a pista.

A vítima foi identificada como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos. Mais cedo, o prefeito Marcos Aguzzoli confirmou uma segunda morte e pelo menos 12 desaparecidos, mas a informação foi posteriormente corrigida:

"Quatro bairros inteiros estão praticamente destruídos. Tem poste de alta e de baixa tensão no chão, ginásios, colégios, e dezenas de casas totalmente destruídas. Estamos sem luz e logo vai faltar água também", relatou Aguzzoli, complementando que o levantamento dos estragos ainda está sendo realizado.

O número de atingidos e de vítimas pode aumentar, pois há lugares que a prefeitura não consegue chegar.

Ainda conforme ele, a equipe de socorristas não havia conseguido chegar ao local por conta da queda de árvores. Funcionários de madeireiras foram acionados para ajudar com motosserras para cortar principalmente pinheiros para dar acesso ao local.

O município está com pouca quantidade de lona e está pedindo ajuda de municípios vizinhos. O ginásio localizado no centro da cidade está concentrando o recebimento das doações e abrigando as famílias desalojadas.

A dimensão do fenômeno que atingiu a cidade ainda está sendo calculada. Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito, guarda semelhanças com o temporal deste domingo. Conforme ele, os estragos foram superiores:

"É 10 vezes maior do que aquele", disse Aguzzoli.

....

A Coprel também enviou ontem um comunicado a seus cooperantes da região sobre o temporal:

Na manhã deste domingo (12.03) toda a área de atuação da Coprel foi atingida por fortes ventos e muitos raios. O temporal iniciou nos municípios de Tupanciretã, Cruz Alta e Panambi, atingiu a área mais central de Ibirubá, Tapera e Tio Hugo e deu sequência nos municípios da região de Passo Fundo, Pontão, Marau e Tapejara. Em praticamente todos os 72 municípios da área de atuação da cooperativa, existem ocorrências de falta de energia.

Todas as equipes da cooperativa estão trabalhando, desde quando iniciaram os primeiros registros de falta de energia, com o objetivo de atender todas as ocorrências ainda neste domingo. Mas existem muitas árvores sobre a rede e as equipes estão tendo dificuldade de acesso aos locais, devido ao grande volume de água ocasionado pela chuva.

É fundamental que os cooperantes informem a Coprel sobre as faltas de energia, relatando também situações atípicas nas redes, como postes caídos ou quebrados, cabos no chão, galhos encostando na rede, árvores sobre a rede, e qualquer situação anormal. Estas informações auxiliam na localização dos defeitos.

O contato é pelos telefones 116, 0800 51 3196. No atendimento, são priorizadas as situações de risco de vida (árvores na rede, cabos e postes caídos) e também as redes troncais com o maior número de cooperantes, portanto, a Coprel pede a compreensão de todos pois em dias assim a energia poderá demorar mais tempo para ser restabelecida.

GALERIA DE IMAGENS
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: