A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO SAC
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 39.977.456
VILA LÂNGARO
PECUÁRIA
24/02/2017 17h43
Agricultores de Vila Lângaro avaliam Chamada Pública do Leite
Programa atendeu 19 famílias durante três anos
 
1.134 visualizações
Dentre as atividades do dia, aconteceu uma palestra referente à irrigação de pastagens (Foto: Divulgação/Emater de Vila Lângaro)

Aconteceu na quinta-feira, 16 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Arcenio Angelo Biazotto em Vila Lângaro, a avaliação final da Chamada Pública do Leite, que atendeu, durante três anos, 19 famílias produtoras de leite no município.

Esse programa foi executado pela Emater e teve como objetivo a busca do desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar inseridas na Cadeia Produtiva do Leite.

Dentre as atividades do dia, aconteceu uma palestra referente à irrigação de pastagens, ministrada pelo Assistente Técnico Regional da Emater Ivan Guarienti, que falou sobre os principais programas de incentivo à irrigação e da viabilidade que a irrigação proporciona à produção das pastagens.

Em seguida, a engenheira agrônoma da Emater Lilian Cris Dallagnol fez uma apresentação dos principais resultados obtidos com a Chamada Pública do Leite e dos benefícios que as famílias participantes conseguiram acessar.

Dentre eles, o acesso a projetos de irrigação, cisternas, e equipamentos de ordenha, a elaboração do Cadastro Ambiental Rural de forma gratuita, a participação do programa de calcário da Prefeitura e a participação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foram classificados como destaque.

Outro tema debatido foi a sanidade do rebanho, pelo médico veterinário da Prefeitura Municipal Douglas Cadore, que falou sobre brucelose e tuberculose, elencando os produtores que irão iniciar o processo de Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose. Também destacou sobre a importância de exigir testes antes de adquirir animais.

Ao final, os beneficiários da Chamada Pública do Leite preencheram fichas de avaliação, manifestando satisfação por terem feito parte deste programa e solicitando a continuidade das atividades para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

De 2014 a 2017 foram realizadas várias ações de assistência técnica e social, com metodologias coletivas e individuais, como visitas, dia de campo, reuniões, palestras e oficinas, como também trocas de experiências nas propriedades. Os principais temas abordados nesse período foram higiene e qualidade na produção leiteira, melhoria de pastagens, saúde animal, alimentação, criação correta da terneira, acesso às políticas públicas, adequação à nova legislação ambiental, sucessão familiar, entre outros.

A equipe da Emater/RS-Ascar agradece a participação, envolvimento e cooperação das famílias rurais durante este período e reforça sua disponibilidade na continuação do trabalho nos diversos temas que envolvem a agricultura familiar.

GALERIA DE IMAGENS
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: