PUBLICIDADE
[ X FECHAR ]
A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO SAC
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 43.687.178
FAMURS
FAMURS
11/11/2016 08h48
Cacique Doble é reconhecido no Prêmio Gestor Público
Projeto indígena foi o destaque.
 
529 visualizações
A administração caciquense foi premiada com o projeto Projeto Gir Si My Sér - Educação Infantil e os Laços Indígenas. (Foto: Divulgação)

A gestão mais premiada da história de Cacique Doble levou mais um certificado de reconhecimento no Prêmio Gestor Público, na terça-feira, 8 de novembro, em Porto Alegre. O projeto Gir Si My Sér - Educação Infantil e os Laços Indígenas ficou entre os 15 projetos que levaram certificado de reconhecimento, colocando o município em destaque novamente do cenário estadual.

A distinção de relevância para os prefeitos gaúchos é promovida pela Afisvec e Sindifisco e valoriza os melhores projetos desenvolvidas nas administrações do Rio Grande do Sul. Para o prefeito Clairton Pasinato, ter projetos desenvolvidos no município levados como exemplo para o Estado, é muito bom, pois mostra que a administração voltada ao bem estar das pessoas está sendo reconhecida.

"São premiações que nos engrandece, nos deixa orgulhoso, visto que dá um reconhecimento a um trabalho que a administração tem feito desde que assumimos. Sempre tivemos intenção de trabalhar levando em consideração as pessoas, são trabalhos desenvolvidos pelo bem da comunidade. Muitos desses projetos acabam passando despercebido pela população, e agora estamos sendo reconhecidos por entidades reconhecidas no Estado, o que nos deixa feliz. Isso faz valer a pena ser prefeito, saber que estamos fazendo algo bom para a comunidade e ainda uma iniciativa que pode ser levado para outros municípios, nos deixa satisfeitos", diz o prefeito Clairton.

Nesta edição, da região, estavam concorrendo Cacique Doble e Passo Fundo. Ao todo, foram 95 projetos inscritos de todo o Estado. Cacique concorreu com cidades como Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves entre outras.

Cacique Doble contava com três projetos para esta edição: Patrulha Agrícola - Incentivo à Permanência do Jovem no Campo e Fortalecimento ao Pequeno Agricultor, Quem Ama Abraça e Projeto Gir Si My Sér - Educação Infantil e os Laços Indígenas. Acompanharam o prefeito na solenidade de premiação a secretária da educação Raquel Teles de Souza e a secretaria da agricultura Armelinda Faggion.

Projeto Gir Si My Sér - Educação Infantil e os Laços Indígenas

Em Cacique Doble cerca de 25% da população é indígena. E hoje, a cultura e a educação andam lado a lado desde o início da vida escolar das crianças indígenas, com uma iniciativa que mantém as tradições e promove a educação: Projeto Gir Si My Sér - Educação Infantil e os Laços Indígenas. O projeto partiu do poder público municipal ao construir e manter com recursos próprios do município a Escola Municipal de Educação Infantil Indígena em área indígena - de âmbito do governo federal. A educação infantil iniciou no dia 05 de maio de 2010, com 18 alunos, na faixa etária de 5 anos, as crianças estavam em um local improvisado.

A escola municipal do projeto foi inaugurada oficialmente no dia 05 de março de 2014. Localizada na Terra Indígena, o prédio possibilita aos alunos o direito a uma educação de qualidade, com melhor estrutura física para a realização das aulas e próxima a suas casas. A nova estrutura teve investimento de cerca de R$ 70 mil na construção da escola, e mais de R$11 mil reais são investidos mensalmente para manter a escola em funcionamento. São duas salas de aula, banheiros, cozinha, secretaria, pátio todo cercado e um Parquinho Infantil. A escola oferece ensino bilíngue, parte das aulas são realizadas em kaingang e outra em português, com professores indígenas e bilíngues, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Ao trabalhar para promover a interculturalidade, os professores levam para as salas de aulas atividades como canto, dança, teatros, atividades lúdicas e cada mês é trabalhado um tema atual com os alunos.

Tem como principal objetivo trazer o maior número de crianças para dentro das salas, inserir alunos na idade certa no ensino fundamental e manter à cultura indígena. A escola oportuniza a educação infantil para as faixas etárias de quatro e cinco anos - Pré A e Pré B, respectivamente. Atualmente a escola atende 100% das crianças indígenas na educação infantil, são duas salas de aula que atendem 37 alunos. Acompanhe o crescimento: 2014: Pré A: 15 alunos e Pré B: 21 alunos Total: 36 alunos;

O Prêmio

O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS - Sindifisco-RS - e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS -Afisvec. O prêmio está na 15ª edição, iniciou em 2002, nesse período milhares de projetos foram inscritos por gestores públicos de municípios gaúchos, são 839 projetos foram premiados e passaram a fazer parte do Banco de Projetos do Prêmio Gestor Público.

GALERIA DE IMAGENS
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: