A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 37.584.482
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
24/09/2016 06h59
UPF terá laboratório para detecção de Mormo
Novidade foi apresentada ontem em Passo Fundo.
 
268 visualizações
(Foto: Alessandra Pasinato )

O mormo já foi tema de preocupação no último ano, com casos de infecção em animais. A doença infecciosa que ataca principalmente equinos requer atenção especial, principalmente no que se refere à prevenção de novos casos.

Para discutir a recorrência, a prevenção e a detecção de casos de mormo, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), realiza, em outubro, o II Fórum Gaúcho do Mormo.

O evento, que teve sua primeira edição em 2015, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, com um almoço na Fazenda da Brigada, localizada na BR 285, em Passo Fundo.

Além da promover esse debate acerca da doença, a UPF também tem buscado soluções práticas. A Instituição dispõe do Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina, que é credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e acreditado pelo Inmetro para o exame de anemia e terá o serviço ampliado para detecção de mormo.

Presente no evento, a vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin revelou aos presentes que foi aprovado pelo Conselho Diretor investimentos para que esse laboratório também possa fazer o teste de detecção de mormo.

A UPF já possui os reagentes necessários para os testes de mormo e está na primeira fase de elaboração de testes junto aos laboratórios que são acreditados pelo Inmetro. Com a instrumentação e aquisição de alguns equipamentos, será encaminhado o credenciamento ao Ministério da Agricultura.

O coordenador do Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina, professor Luiz Carlos Kreutz explica que atualmente só existe um laboratório no Estado que faz os exames de detecção de mormo. “Estando aptos para fazer o teste, podemos atender a toda a região Norte, tendo em vista que temos abrangência de mais de 180 municípios com um número grande de animais. O credenciamento do laboratório será extremamente importante para atender aos proprietários de equinos, especialmente pensando na sanidade animal”, comenta ele, que também esteve presente no lançamento.

fonte:

uirapuru

PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: