Tapejara decreta situação de emergência e cria Comitê Pró- Reconstrução
GERAL
3.2K

Tapejara decreta situação de emergência e cria Comitê Pró- Reconstrução

Municípios da região também enviaram ajuda.

14/04/2014 06:22
Atualizado: 14/04/2014 06:23
Compartilhar
        


O Município de Tapejara irá decretar situação de emergência devido as grandes destruições causadas pelo temporal na manhã sábado, por volta das 5h30min. Os bairros atingidos foram o Treze de Maio e São Paulo e os Loteamentos Real I, Real II e Santa Paulina. Mais de 600 famílias sofreram danos materiais.

As fortes rajadas de vento, além de atingir casas, escola, ginásio de esportes, também derrubaram muitos postes de luz e árvores.

Comitê Pró- Reconstrução é formado

Na tarde deste domingo, dia 13, aconteceu uma reunião no gabinete da Prefeitura Municipal de Tapejara com o prefeito Seger Luiz Menegaz e entidades do município, os quais formaram um Comitê Pró- Reconstrução, devido o forte temporal.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) juntamente com a Secretaria de Assistência Social já estão fazendo o cadastramento das famílias atingidas para levantar os dados dos prejuízos, assim como, um trabalho em campo está sendo realizado pelos engenheiros e arquiteto da Prefeitura, juntamente com voluntários.

Durante a reunião o prefeito mencionou todos os fatos ocorridos, da necessidade de obter apoio das entidades para auxiliar na administração das ações que deverão acontecer durante os próximos dias. Menegaz ressaltou que há muito trabalho a ser feito, porém uma das necessidades neste momento é de eletricistas voluntários, para acompanhar o reestabelecimento da energia elétrica, já que a e mesma foi totalmente desligada devido as fortes chuvas e as famílias ainda estão sem luz.

O prefeito também solicitou que cada entidade disponibilizasse servidores e membros, para ajudar nos trabalhos, principalmente no Cras, que é o ponto de coleta e entrega de agasalhos e alimentos.

O presidente da Associação dos Universitários Tapejarenses (Autape), Leonardo Ghibaudo, a tesoureira da Associação Laura Fontana Favretto, o membro do Rotary Club, Darlei Mangoni e o presidente da JCI, Wagner Bée, ficaram responsáveis pelo Comitê e se colocaram a disposição a ficarem em tempo integral das ações no Cras. Este comitê gerenciará todas as ações realizadas em prol das famílias atingidas.

A Secretaria da Educação, Desporto e Cultura de Tapejara e a Direção da Escola Catarina Debastiani informam que devido o ocorrido, as crianças que estudam nesta escola, serão atendidas nas dependências do Programa Segundo Tempo Escolar, nesta segunda-feira, dia 14.

A partir de terça-feira, dia 15, as aulas acontecerão na Escola Municipal São Paulo. Os alunos devem estar em frente a escola às 07h20 pela manhã e às 13h pela parte da tarde.

Essas medidas são temporárias pois a reforma da escola já está em andamento.

Quem deseja realizar doações em dinheiro para as famílias atingidas pelo forte temporal na pode depositar na conta bancária do Fundo de Solidariedade das Caritas da Arquidiocese de Passo Fundo. Qualquer valor pode ser doado. Toda ajuda neste momento é bem vinda. As doações de agasalhos e alimentos podem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado no antigo Ginásio de Esportes Lourenço José Dall´Olivo.

Caixa Econômica Federal - Agência 1593 – Conta: 17.88-7

Uma equipe também está de plantão na Prefeitura Municipal de Tapejara através do telefone (54) 3344 – 4700. O número dos Bombeiros é (54) 9995-3027.

O governador Tarso Genro determinou ações imediatas e apoio total aos municípios de Tapejara e Erebango, aqui em nossa região, atingidos pelo forte vendaval no sábado (12).

Tarso Genro, que deve ir à região nesta semana, acompanha os trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil e já entrou em contato com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.

Conforme salientou o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil estadual em exercício, coronel Luiz Henrique Oliveira, a equipe regional da Defesa Civil começou a atuar nos locais logo após o ocorrido, realizando o atendimento às famílias e auxiliando no levantamento dos prejuízos.

"Estamos trazendo cerca de 6 mil kits com material de dormitório e higiene, contendo lençóis, toalhas de banho, cobertores, além de lonas plásticas para cobrir as casas destelhadas e mais de mil peças de roupas infantis. O material será distribuído para as famílias pela Defesa Civil em conjunto com entidades assistenciais", disse Oliveira.




Notícias Relacionadas