PUBLICIDADE
[ X FECHAR ]
A RÁDIO A EQUIPE PROGRAMAÇÃO CONTATO SAC
PESQUISAR
A SERVIÇO DA REGIÃO
LIGUE: 54 3344.1185 : 54 9 8434.6762 ACESSOS DESDE 2009: 43.847.870
SAÚDE
24/11/2017 20h50
Em Ibiaçá, palestra sobre saúde masculina incentiva a prevenção
Evento faz parte da Campanha Novembro Azul
 
155 visualizações
(Foto: Rádio Tapejara )

Mais uma etapa da campanha Novembro Azul, de Ibiaçá, aconteceu na noite desta sexta-feira (24), no Salão Nobre da Prefeitura. Voltada especialmente para o esclarecimento e a prevenção às doenças que atingem a próstata, a palestra sobre saúde do homem, ministrada pelo médico urologista Clodoaldo Oliveira da Silva, abordou a importância do diagnóstico precoce para garantir a eficácia dos tratamentos.

O profissional explicou que, embora haja uma aversão cultural ao método de diagnóstico, o exame da próstata é rápido e tem condições de detectar diversas anormalidades que podem atingir o órgão masculino. “A ideia básica do Novembro Azul é justamente criar a cultura do cuidado com a saúde masculina. Que o homem comece a pensar um pouco na sua saúde. Porque é preciso criar a consciência de que o homem também precisa parar, fazer seus exames, mesmo quando não há sintomas. E essa campanha vem para plantar essa sementinha, para criar uma cultura de que o homem precisa se cuidar melhor”.

De acordo com o médico, diferente de outras doenças que atingem a próstata, o câncer não apresenta sintomas na fase inicial e, por isso, é fundamental que o homem faça exames regularmente a partir dos 45 anos. No entanto, para homens que possuem histórico na família, o profissional destacou que os cuidados devem começar com maior antecedência. “Geralmente, a gente recomenda que a faixa dos 45 anos é a mais comum de iniciar essa preocupação. Mas o maior problema é quando há histórico na família, porque nesse caso existem mais chances de desenvolver o câncer de próstata. E essa é uma situação em que a pessoa precisa estar atenta mais cedo, porque está situado em uma categoria de risco e que pode desenvolver câncer com maior facilidade. Mas em geral, a gente recomenda que, à partir dos 45 anos, o homem pare ao menos uma vez ao ano para fazer os seus exames”.

Neste sábado (25), haverá atendimento individual ao público masculino, à partir das 7h 30min, na Unidade Básica de Saúde de Ibiaçá.

Belchyor Teston - Correspondente em Ibiaçá

PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
REGIÃO
GERAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDITORIAIS   CIDADES   DIVISÕES     INSTITUCIONAL
     
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - RÁDIO TAPEJARA AM 1530. contato@radiotapejara.com.br Desenvolvido por: